Saúde Sexual Dr Gabriel Azzini

Testosterona Causa Câncer de Próstata? Veja a Verdade!

testosteronaPor muito tempo a comunidade médica mundial acreditou que o hormônio testosterona era o grande culpado pelos elevados índices de câncer de próstata na população mundial.

Homens com baixos níveis de testosterona deixaram de receber os benefícios comprovados de uma terapia de reposição hormonal (melhora da libido, melhora da função sexual, melhora do humor, da cognição, ganho de massa muscular e aumento da densidade óssea) por causa desta teoria.

Testosterona em Estudos Científicos

Felizmente, após diversos estudos científicos como os liderados pelo Dr. Abraham Morgentaler, médico professor da faculdade de Harvard, chegou-se a conclusão que não existem evidências científicas para confirmar a hipótese de que a testosterona ou a reposição de testosterona em pacientes com deficiência levaria a um aumento do risco para câncer de próstata.

Pelo contrário, observou-se que homens com baixos níveis de testosterona possuem um risco bastante aumentado de apresentarem um câncer de próstata ainda não descoberto e, caso apresentem um câncer, este tem maior probabilidade de ser de um tipo mais agressivo.

terapia de testosterona

Sendo assim, não existem evidências científicas que relacionem a terapia de reposição hormonal com testosterona a um aumento do risco de câncer de próstata.

Modulação Hormonal Continua Como Alternativa Em Qualidade De Vida

Isto traz muita segurança para os médicos que trabalham com modulação hormonal masculina e buscam uma melhora substancial na qualidade de vida de seus pacientes sem causar efeitos negativos.

A terapia de modulação hormonal masculina é muito gratificante no cotidiano de um médico, pois na maioria das vezes, após algumas semanas de tratamento já se pode verificar uma melhoria na função sexual, no humor, na energia e na capacidade mental dos nossos pacientes.

aumento da libido

 

Agora que você já sabe que não existem evidências de que a terapia hormonal de testosterona causa câncer de próstata e que sua modulação traz apenas benefícios, como melhora do humor e aumento no desempenho sexual, eu te convido a conhecer o nosso curso completo: Fórmula do Homem Super Saudável.

Fórmula do Homem Super Saudável é o único curso criado exclusivamente para homens, que te ajuda a recuperar a energia e vitalidade que você tinha aos 20 anos, mesmo que você não saiba nada sobre saúde.

A ideia principal é entregar um material simples e prático, de forma que você entenda com toda clareza possível informações sobre a sua saúde, mesmo sem nunca ter estudado nada dessa área.

No curso, você vai aprender e aplicar:

A Verdade sobre a Alimentação: quais os alimentos certos que você deve consumir para melhorar sua saúde (e que são mais baratos do que os “falsos saudáveis” mais anunciados nas mídias).

TESTOSTERONA: tudo que você precisa saber sobre esse hormônio para ter uma sensação de bem estar, maior capacidade de raciocínio e memória, e ainda diminuir os riscos de desenvolver diversas doenças.

O Poder do Sono: dicas práticas de como manter uma rotina saudável visando otimizar a produção do hormônio melatonina, para dormir melhor e acordar totalmente descansado no dia seguinte.

Exercícios que Funcionam: Você não precisa ficar horas na academia para perder peso ou ganhar massa muscular (na verdade você pode ficar esse tempo na academia e mesmo assim não ver resultados). Você vai aprender um tipo específico de exercício que não te tomará mais do que 10 minutos ao dia e você tem a liberdade de fazer em casa, sem precisar de qualquer equipamento. E que irá te ajudar a emagrecer, pois você estará queimando gordura até 48h após finalizar o treino!

Controlando o Estresse: O estresse causa uma série de desequilíbrios no nosso organismo, causando inclusive uma diminuição na produção de testosterona.
Com as técnicas certas você saberá como lidar com estresse, e assim usá-las no seu dia a dia para melhorar a sua qualidade de vida.

E muito, muito mais…

Quer saber mais? Clique aqui e Conheça a Fórmula do Homem Super Saudável

REFERÊNCIAS:

Morgentaler A.; Bruning C.; DeWolf WC. Occult prostate cancer in men with low serum testosterone levels. JAMA 2996;276:1904-1906.

Rhoden E.; Morgentaler A. Testosterone replacement therapy in hypogonadal men at high risk for prostate cancer: results of 1 year of treatment in men with prostatic intraepithelial neoplasia. J Urology 2003;170: 2348-2351.

E aí, gostou do artigo? Deixe aqui seu comentário!

Sobre o autor | Website

Dr. Gabriel Azzini é formado pela Faculdade de Medicina do Estado do Rio de Janeiro, especializado em Ortopedia e pós graduado em Medicina do Esporte, Nutriendocrinologia Funcional e Membro da American Academy of Anti Aging Medicine.

Desculpe, os comentários deste artigo estão encerrados.

2 Comentários

  1. Francisco Gomes de Oliveira disse:

    Indivíduos diabéticos podem repor testosterona?