Saúde Física Saúde Sexual Dr Gabriel Azzini

Magnésio Aumenta a Testosterona?

Tenho recebido muitas dúvidas a respeito de qual é a ligação entre magnésio e testosterona…

Antes de falar sobre a ligação entre o magnésio e a testosterona, eu preciso que você entenda um pouco mais sobre esse mineral.

O que é o Mineral Magnésio e qual a sua Importância?

O magnésio é o 11° mineral em maior quantidade no corpo humano. Ele está presente em mais de 300 reações bioquímicas em nossas células. A maioria das pessoas acredita que o magnésio está relacionado apenas à saúde óssea e à saúde cardiovascular, mas ele representa muito mais do que isso.

O nível bioquímico atua regulando nosso nível osmótico do corpo e atua ativando nossa creatina, otimiza nossos níveis de energia celular através do ATP e atua também otimizando a qualidade do nosso sono.

O Magnésio Realmente é Importante para a Produção de Testosterona?

Vou responder isso com dois dados:

Viram por meio de estudos que a deficiência de magnésio realmente está relacionada à falta de produção de testosterona. Mas também viram que superdosagem de magnésio não se beneficia com maior produção de testosterona. Sinais de Deficiência de Magnésio

Então realmente é necessário suplementar ou ingerir alimentos ricos em magnésio?

Vou te responder essa questão com outro dado:

80% dos norte americanos têm deficiências comprovadas de magnésio. Dessa forma, se você está com dúvidas de que está com deficiência ou não, eu sugiro que você suplemente ou ingira alimentos ricos em magnésio. Pois, se há deficiência na produção de magnésio, também há deficiência na produção de testosterona.

Dentre os alimentos ricos em magnésio, podemos citar: sementes de abóbora, linhaça, castanha, amendoim, abacate, mamão, banana, abóbora, espinafre, figo e alface.

magnésio

Com isso, você vai se beneficiar no uso do magnésio tanto na forma de alimento, quanto na forma de suplementos. 5 Sinais de Baixa Testosterona

Um estudo in vitro, ou seja, em laboratório e não com pessoas, comprovou que o magnésio atua liberando a testosterona livre, aumentando os níveis de testosterona livre e bioativa.

Por que isso ocorre? Esse estudo observou que o magnésio atua reduzindo a ligação da SHBG e a testosterona.

O que é SHBG?

É uma molécula que transporta a testosterona. Mas quando ela transporta, ela prende e impede que a testosterona fique ativa, então o magnésio atua justamente nesse setor liberando a testosterona do SHBG e aumentando os níveis de testosterona livre e bioativa.

Outro estudo observou que a suplementação de mil miligramas de magnésio por dia associado a exercícios físicos, aumentou em 24% os níveis de testosterona livre do indivíduo.

O magnésio realmente é muito importante para a produção de testosterona. Pessoas com deficiência têm que suplementar tanto magnésio como zinco.

O zinco é um mineral essencial para o bom funcionamento do corpo humano, auxiliando no metabolismo do sistema imunológico contra bactérias e vírus. A carência deste mineral pode desencadear problemas no desenvolvimento do corpo, aumento do peso e tendência a doenças e infecções.

testosterona

Pessoas que já têm níveis suficientes de magnésio não precisam suplementar, mas vale lembrar que o magnésio se perde por meio do suor. Então, pessoas que fazem exercícios físicos rotineiramente e suam, ou vivem em uma cidade quente, tem uma maior demanda por magnésio.

Além disso, outro dado importante: apenas 1% do magnésio do nosso corpo está no sangue. Então, quando você dosa o magnésio sanguíneo e ele está normal, não quer dizer absolutamente nada. Ele é mais importante porque é um mineral intracelular. Então o exame sanguíneo tem pouco valor neste sentido.

Agora que você já Sabe a relação entre o Magnésio e os Níveis de Testosterona e a sua Importância…

Eu te convido a conhecer o nosso curso completo: Fórmula do Homem Super Saudável.

O Fórmula do Homem Super Saudável é o único curso criado exclusivamente para homens, que te ajuda a recuperar a energia e vitalidade que você tinha aos 20 anos, mesmo que você não saiba nada sobre saúde.

A ideia principal é entregar um material simples e prático, de forma que você entenda com toda clareza possível informações sobre a sua saúde, mesmo sem nunca ter estudado nada dessa área.

No curso, você vai aprender e aplicar:

A Verdade sobre a Alimentação: quais os alimentos certos que você deve consumir para melhorar sua saúde (e que são mais baratos do que os “falsos saudáveis” mais anunciados nas mídias).

TESTOSTERONA: tudo que você precisa saber sobre esse hormônio para ter uma sensação de bem estar, maior capacidade de raciocínio e memória, e ainda diminuir os riscos de desenvolver diversas doenças.

O Poder do Sono: dicas práticas de como manter uma rotina saudável visando otimizar a produção do hormônio melatonina, para dormir melhor e acordar totalmente descansado no dia seguinte.

Exercícios que Funcionam: Você não precisa ficar horas na academia para perder peso ou ganhar massa muscular (na verdade você pode ficar esse tempo na academia e mesmo assim não ver resultados). Você vai aprender um tipo específico de exercício que não te tomará mais do que 10 minutos ao dia e você tem a liberdade de fazer em casa, sem precisar de qualquer equipamento. E que irá te ajudar a emagrecer, pois você estará queimando gordura até 48h após finalizar o treino!

Controlando o Estresse: O estresse causa uma série de desequilíbrios no nosso organismo, causando inclusive uma diminuição na produção de testosterona.

Com as técnicas certas você saberá como lidar com estresse, e assim usá-las no seu dia a dia para melhorar a sua qualidade de vida.

E muito, muito mais…

Quer saber mais? Clique aqui e Conheça a Fórmula do Homem Super Saudável

Nesse vídeo expliquei como o magnésio é importante para nosso organismo, já que participa de mais de 300 reações bioquímicas in vivo.
Além disso, ele participa do aumento da fração ativa da testosterona e é fundamental para pessoas com deficiência do mesmo – o que totaliza cerca de 80% da população.

As informações contidas nos vídeos não pretendem substituir a consulta ao profissional médico ou servir como recomendação para qualquer plano de tratamento. Em caso de dúvidas procure seu médico.
A Medicina é uma ciência em constante mudança, os vídeos são produzidos baseados nos Artigos Científicos mais recente até a data.
De acordo com Art. 8º da Resolução CFM 1974/11 de Publicidade do Código de Ética Médica, os vídeos têm somente caráter de prestar informações de fins estritamente educativos.
De acordo com Art. 9º da Resolução CFM 1974/11 de Publicidade do Código de Ética Médica § 1º “E ”, não são divulgados endereço e telefone de consultório, clínica ou serviço.

E aí, gostou do artigo? Deixe aqui seu comentário!

Sobre o autor | Website

Dr. Gabriel Azzini é formado pela Faculdade de Medicina do Estado do Rio de Janeiro, especializado em Ortopedia e pós graduado em Medicina do Esporte, Nutriendocrinologia Funcional e Membro da American Academy of Anti Aging Medicine.