Jejum Intermitente Saúde Física Dr Vitor Azzini

Jejum Intermitente Explicado

O jejum intermitente significa você ficar um certo período de tempo, 14, 16 ou até 24 horas sem ingerir nenhum tipo de alimento que contenha caloria.

Jejum Intermitente

O que você pode ingerir durante esse jejum?

  •         Água
  •         Café preto
  •         Água com limão
  •         Chá

Lembrando que em relação ao café preto e ao chá, não se pode adoçar, seja com açúcar, adoçante ou mel. Fora isso, você não pode ingerir mais nada.

Agora, no período em que você não estiver em jejum, pode comer o que quiser.

 

 

Saiba que o jejum intermitente não é considerado uma dieta, porque uma dieta significa que você está comendo algum alimento com orientação dietética.

Na verdade, o jejum é apenas uma forma para você ficar um certo período de tempo sem comer.

Algumas religiões adotam algum tipo de jejum intermitente nos seus rituais. Caso você pratique alguma delas, sabe como funciona.

Por que o jejum intermitente é interessante sob o ponto de vista fisiológico e bioquímico?

Basicamente, é por conta da insulina. Isso acontece porque quando você come qualquer alimento que contenha açúcar, carboidratos, amidos ou mesmo proteínas em excesso, você aumenta o nível de insulina.

Quando você faz jejum, por não ter nenhum tipo de carboidrato na sua dieta, não há o aumento do nível de glicose no seu sangue. E, por isso, você não precisa de insulina.

Qual a importância da insulina?

Vale lembrar que a insulina é um hormônio primário que faz justamente a redução do nível de glicose do seu sangue, ou seja, tirando a glicose do sangue e aumentando o armazenamento em forma de gordura.

Então, se você não tem glicose, não precisa de insulina para aumentar o armazenamento sob forma de gordura.

Como já foi dito, quando você faz jejum, há uma redução do nível de insulina. E quando isso acontece, causa o aumento de um hormônio, que tem a função oposta da insulina, que é o hormônio chamado glucanon.

Ele é responsável pela redução do armazenamento da gordura corporal, transformando essa gordura em glicose, justamente para manter os níveis adequados de glicose para poder continuar vivo.

 

 

Se há o aumento de glucanon, porque não tem a presença de glicose no sangue, você queima a gordura, transformando-a em níveis adequados de glicose para a sua sobrevivência.

Além disso, por conta do jejum, você aumenta um hormônio chamado epinefrina e outros hormônios andrenérgicos.

Quais as vantagens de aumentar esses hormônios?

A epinefrina é um hormônio que tem duas funções primordiais:

  • Ativa a produção de uma proteína chamada de lipase hormônio sensível. Como o próprio nome diz, há um aumento da queima de gordura através da epinefrina, logo, é interessante do ponto de vista estético.
  • Atua protegendo a nível muscular a queima de proteínas musculares por um certo período, no máximo, 72 horas.

Então, se você ficar em jejum por um período de até 72 horas, você vai ativar a epinefrina que, por sua vez, vai impedir a queima de proteínas musculares e, principalmente, impedir que ocorra um catabolismo muscular. Isso também é bem interessante!

Por conta do jejum, você acaba reduzindo os níveis sanguíneos de insulina e, por consequência, por ter pouca insulina, seu corpo acaba ficando mais sensível à insulina que existe.

E para aumentar sua sensibilidade à insulina, ocorrem diversas consequências positivas no nosso corpo.

Conheça os principais benefícios

O principal benefício é a diminuição das chances de você desenvolver diabetes. Isso acontece porque a diabetes, por conta do excesso do consumo de carboidratos, provoca a produção de muita insulina. Logo, o corpo acaba se tornando resistente a ela.

 

 

Quando você tem menos insulina, você se torna muito mais sensível a ela.

Existem alguns estudos que mostram a redução de até 50% do risco de desenvolvimento de câncer de mama em mulheres.

A literatura médica é bem otimista em relação aos estudos científicos nesse sentido. Além desses benefícios, o menor risco à diabetes e câncer de mama, existem muitos outros benefícios, entre eles, os benefícios cardiovasculares.

Ao praticar o jejum intermitente, estamos tentando “imitar” o padrão de alimentação do homem primitivo, aquela que vivia nas cavernas. Ele comia apenas 1 vez ao dia, e não de 3 em 3 horas.

Resumindo, o jejum intermitente ao diminuir o nível de insulina, aumenta o nível de glucanon, os níveis dos hormônios adrenérgicos, principalmente a epinefrina.

Por conta disso, aumenta a queima de gordura e promove a proteção do catabolismo muscular.

Agora, é importante deixar bem claro que aqui não estamos fazendo nenhum tipo de recomendação para o jejum intermitente. O mais indicado é fazer sob supervisão médica.

Além disso, tem pessoas que se adaptam mais, enquanto outras não conseguem fazer o jejum, pois sentem muita fome.

Como é um hábito novo, precisamos de um tempo de adaptação. No início, você sente muita fome. Mas depois, ao longo do tempo, quando você estiver praticando esse tipo de jejum, fica bem mais fácil de se adaptar.

Qualquer dúvida que você tenha, vai encontrar o que precisa aqui no meu blog Homem Super Saudável

Para os homens acima de 40 anos, no blog tem um guia, totalmente gratuito, dos 7 passos para o Homem Super saudável, com várias orientações e dicas muito interessantes.

Vale a pena conferir!

Para que serve o curso Homem Super Saudável?

Nós montamos esse curso porque vivemos tudo isso. 

E quando eu entendi sobre a baixa produção do hormônio masculino, eu pude dar condições para o meu corpo e melhorar meu organismo. Já fazem 3 anos que me sinto muito bem.

Fizemos um módulo do nosso curso dedicado aos suplementos, para você saber como aumentar a testosterona, para melhorar a sua performance, para melhorar o sono e muito mais.

Então, se você não conhece ainda nosso curso, clique no link e conheça nosso curso e veja quais são os módulos.

Estamos muito felizes porque temos ajudado muito homens. Além disso, temos recebido feedback dizendo que estão melhorando sua saúde, estão ganhando mais energia, melhorando sua produção de testosterona e tendo uma vida mais completa.

Já ajudamos mais de 1000 homens no Brasil inteiro que melhoraram a própria produção de testosterona e a própria vitalidade.

E é esse o nosso objetivo: Ajudar homens que sofrem com a desinformação. Porque você encontra muitas informações confusas na internet, fica sem saber quem seguir, quem não seguir. São muitas divergências e ficamos sem saber o que fazer.

Nosso objetivo realmente levar para você a informação certa, toda baseada em uma literatura, para que você possa aplicar na sua vida, e não somente melhorar sua própria vida, mas da sua família inteira.

No curso Homem Super Saudável, você tem acesso a um módulo de alimentação, módulo de sono, módulo de estresse e muito mais. Você vai ver o que pode modificar na sua rotina para melhorar.

Tudo de uma maneira super prática! Você vai melhorar a sua vida e de quem você gosta!

Você sabia que alguns empresários mudaram as rotinas de seus funcionários e melhoraram bastante sua qualidade de vida? Basta colocar simples hábitos na sua rotina!

Quer saber mais sobre o curso? Clique aqui!

No curso, você vai aprender e aplicar:

A Verdade sobre a Alimentação: quais os alimentos certos que você deve consumir para melhorar sua saúde (e que são mais baratos do que os “falsos saudáveis” mais anunciados nas mídias).

TESTOSTERONA: tudo que você precisa saber sobre esse hormônio para ter uma sensação de bem estar, maior capacidade de raciocínio e memória, e ainda diminuir os riscos de desenvolver diversas doenças.

O Poder do Sono: dicas práticas de como manter uma rotina saudável visando otimizar a produção do hormônio melatonina, para dormir melhor e acordar totalmente descansado no dia seguinte.

Exercícios que Funcionam: você não precisa ficar horas na academia para perder peso ou ganhar massa muscular (na verdade você pode ficar esse tempo na academia e mesmo assim não ver resultados). Você vai aprender um tipo específico de exercício que não te tomará mais do que 10 minutos ao dia e você tem a liberdade de fazer em casa, sem precisar de qualquer equipamento. E que irá te ajudar a emagrecer, pois você estará queimando gordura até 48h após finalizar o treino!

Controlando o Estresse: O estresse causa uma série de desequilíbrios no nosso organismo, causando inclusive uma diminuição na produção de testosterona.

Com as técnicas certas você saberá como lidar com estresse, e assim usá-las no seu dia a dia para melhorar a sua qualidade de vida.

E muito, muito mais…

Clique aqui para saber mais sobre o curso Fórmula do Homem Super Saudável

Suplementos controlar estresse

E aí, gostou do artigo? Deixe aqui seu comentário!

Sobre o autor | Website

Dr. Vitor Azzini é formado pela Faculdade de Medicina do Estado do Rio de Janeiro, especializado em Nutrologia, e pós graduado em Nutriendocrinologia Funcional e Membro da American Academy of Anti Aging Medicine.