Saúde Física Dr Vitor Azzini

Como Aumentar a Libido

Hoje eu vou falar sobre Como Aumentar a Libido.

Uma seguidora solicitou que eu gravasse um vídeo respondendo algumas questões:

Qual a diferença entre libido e testosterona?

Como aumentar a Libido?

É verdade que se a libido baixar ela não volta mais?

Respondendo de forma sucinta, não é apenas a testosterona que é responsável pela libido, tanto de mulheres, quanto de homens, muito pelo contrário, é um conjunto de hormônios e a testosterona faz parte deles.

Vou explicar sobre cada hormônio para você:

Cortisol

O cortisol é o hormônio do estresse e é liberado quando estamos em situação de risco, estressados ou realizando multitarefas. Fica acima dos rins e é conhecida como glândula suprarrenal.

Acabamos ficando sem fome justamente por conta de estar muito atarefados. Nestes momentos o cortisol sobe e em níveis excessivos e prejudica a nossa libido.

Nossos ancestrais quando estavam em um momento de fazer coisas importantes, como: buscar uma presa, ou caçar, o seu corpo compreendia que não era hora de se reproduzir nem de ter libido.

O cortisol alto demais prejudica nesse aspecto, e ele baixo demais também é patológico, é uma doença.

É bom estar em níveis otimizados. Um pouquinho mais alto de manhã, faz com que você tenha energia para fazer suas atividades ao longo do dia, e ele vai caindo até o período da noite.

Como Aumentar a Libido

O que acontece geralmente com as pessoas é que elas invertem isso. Ficam com o cortisol baixo, ou seja, acordam cansados e não conseguem fazer as coisas pela manhã, e à noite que era pra elas descansarem, ficam agitadas.

Isso é a inversão da curva do cortisol e não é legal.

Tireoide

Isso envolve todos os hormônios que são produzidos pela tireoide principalmente o T3 a triiodotironina, quanto a tiroxina, T4.

Esses hormônios em falta, reduzem o metabolismo do nosso corpo e diminuem a capacidade de libido. A T3 tem uma ação em todas as células de nosso corpo.

Se não possuímos ferro suficiente, a nossa capacidade de libido diminui também.

Quando você tem baixos hormônios tireoidianos, sente dificuldade de perder peso, fadiga, a mulher fica estressada, retida, cabelos e unhas quebradiças.

Para saber sobre seus níveis é necessário que faça uma consulta com o seu médico.

Estrogênio

São vários tipos de hormônios estrogênios em nosso corpo: estradiol, estrona, estriol, e eles devem estar em um nível otimizado.

Hoje em dia, muitas pessoas, e principalmente mulheres, possuem altos níveis desses hormônios.

O excesso de hormônios estrogênicos, baixa os níveis de progesterona. Ocorrendo uma prevalência estrogênica, e isso é uma patologia. Causando excesso de peso, retenção hídrica, a mulher fica irritadiça, sintomas de TPM, cansaço excessivo.

Se você procurar por deficiência de progesterona, ou excesso de estrogênio na internet você vai ver muitos sintomas como:

 

  • Retenção de água
  • Dor de cabeça
  • Variação de humor
  • Excesso de peso

 

Testosterona

Este hormônio deve estar em níveis otimizados.

A baixa Testosterona pode causar a diminuição da libido. Existem muitos receptores da testosterona na região do cérebro, a região límbica, responsável pela memória, pelo humor e também fornece a libido.

Como Aumentar a Libido

Testosterona em excesso também não é bom. Mulheres que têm a síndrome do ovário policístico têm testosterona demais, e com níveis elevados elas podem ter a diminuição da libido.

Dopamina

É o principal responsável por nossa libido.

Você pode ver um senhor que tem 70, 80 anos e que mantêm relações sexuais de forma frequente, e isso não significa que a testosterona dele esteja alta.

A responsável é a DOPAMINA.

É um neurotransmissor responsável pela nossa capacidade de fazer coisas. É o motor e o combustível de nosso córtex pré-frontal.

A dopamina nos faz ter libido mesmo com baixos níveis de testosterona.

Ela é importante, pois em relações sexuais, pode haver insegurança e baixa auto-estima. Então, quem tem dopamina baixa, mesmo com níveis otimizados de testosterona não consegue ter um bom desempenho.

É necessário que você converse com seu médico para avaliar se há necessidade de fazer uso de suplementos ou não.

E se você quer ter mais energia, melhorar a sua capacidade de raciocínio, perder gordura corporal, ganhar massa muscular, dormir melhor e aumentar a sua libido, eu te convido a conhecer o nosso curso completo: Fórmula do Homem Super Saudável.

Fórmula do Homem Super Saudável é o único curso criado exclusivamente para homens, que te permite recuperar sua energia e vitalidade que você tinha aos 20 anos, mesmo que você não saiba nada sobre saúde.

A ideia principal é entregar um material simples e prático, de forma que você entenda com toda clareza possível informações sobre a sua saúde, mesmo sem nunca ter estudado nada dessa área.

No curso, você vai aprender e aplicar:

A Verdade sobre a Alimentação: quais os alimentos certos que você deve consumir para melhorar sua saúde (e que são mais baratos do que os “falsos saudáveis” mais anunciados nas mídias).

TESTOSTERONA: tudo que você precisa saber sobre esse hormônio para ter uma sensação de bem estar, maior capacidade de raciocínio e memória, e ainda diminuir os riscos de desenvolver diversas doenças.

O Poder do Sono: dicas práticas de como manter uma rotina saudável visando otimizar a produção do hormônio melatonina, para dormir melhor e acordar totalmente descansado no dia seguinte.

Exercícios que Funcionam: você não precisa ficar horas na academia para perder peso ou ganhar massa muscular (na verdade você pode ficar esse tempo na academia e mesmo assim não ver resultados). Você vai aprender um tipo específico de exercício que não te tomará mais do que 10 minutos ao dia e você tem a liberdade de fazer em casa, sem precisar de qualquer equipamento. E que irá te ajudar a emagrecer, pois você estará queimando gordura até 48h após finalizar o treino!

Controlando o Estresse: O estresse causa uma série de desequilíbrios no nosso organismo, causando inclusive uma diminuição na produção de testosterona.

Com as técnicas certas você saberá como lidar com estresse, e assim usá-las no seu dia a dia para melhorar a sua qualidade de vida.

E muito, muito mais…

Clique aqui para saber mais sobre o curso Fórmula do Homem Super Saudável

Como Aumentar a Libido

E aí, gostou do artigo? Deixe aqui seu comentário!

Sobre o autor | Website

Dr. Vitor Azzini é formado pela Faculdade de Medicina do Estado do Rio de Janeiro, especializado em Nutrologia, e pós graduado em Nutriendocrinologia Funcional e Membro da American Academy of Anti Aging Medicine.