Saúde Física Saúde Mental Saúde Sexual Dr Vitor Azzini

5 Sinais de Baixa Testosterona

Muitos pacientes chegam no meu consultório perguntando se é possível saber se possuem altos ou baixos níveis de testosterona no sangue.

A testosterona é responsável pelo aumento de energia, melhora a sua capacidade de raciocínio, ajuda a perder a gordura corporal, ganhar massa muscular, dormir melhor e aumentar a sua libido.

Se você sente cansaço, falta de ereção matinal, dificuldade de ganho de massa muscular e diminuição do desejo sexual.

Descubra fazendo cinco perguntas principais que veremos a seguir:

1.  Ausência de ereção matinal

A testosterona é responsável pela retenção de sangue no corpo do pênis aumentando a oxigenação. Este fluxo maior de sangue serve como uma reparação que ajuda a manter a sua funcionalidade.

Se você não acorda mais com a ereção matinal como tinha na adolescência, esse pode ser um sinal de que você está com baixo nível de testosterona.

2. Excesso de gordura corporal

gordura corporal

A gordura corporal, tanto no tecido subcutâneo, quanto a gordura visceral presente no fígado, rins e intestino, promove a transformação de testosterona em estrogênio.

O estrogênio é conhecido como “hormônio feminino”.

Homens que possuem altos níveis de estrogênio, consequentemente possuem menos testosterona, mais gordura, redução da sua libido e estão propensos a desenvolver ginecomastia, que é o aumento de volume das mamas.

3. Falta de desenvolvimento muscular

Você vai pra academia e não está conseguindo ganhar massa muscular?

Você pode até estar fazendo os exercícios de forma correta e mantendo uma boa alimentação.

O principal motivo pelo qual você não consegue ganhar massa muscular e ter um corpo definido e forte, é o baixo nível de testosterona no seu sangue.

A testosterona está diretamente ligada à força física e ao desenvolvimento muscular.

Otimizando o nível de testosterona no seu sangue isso não vai mais ocorrer. Você vai conseguir melhorar o seu desenvolvimento muscular, vai conseguir melhorar a sua performance, simplesmente melhorando sua testosterona. Para saber mais, assista o vídeo sobre os inimigos da testosterona

testosterona

4. Falta de energia durante o dia

Você acorda cansado?

Durante o dia você está bocejando, precisa beber café toda hora para se manter acordado, dorme de maneira considerável e mesmo assim não consegue ficar com energia?

falta de energia

Isso pode ser um sinal de baixos níveis de testosterona. A falta de produção do hormônio reflete na fadiga e cansaço, resultando em baixa energia e mau desempenho físico e mental. 

Se você estivesse com sua testosterona em nível adequado isso não aconteceria. Você não precisaria beber café a toda hora, não ficaria bocejando ao longo do dia, e teria energia sem precisar usar estimulantes para se manter acordado.

5. Redução da libido

Você percebe que não se sente tão atraído e excitado em situações que normalmente ficaria, ou até mesmo em seu relacionamento com sua esposa ou namorada?

Isso acontece porque provavelmente o seu nível de testosterona não é mais o mesmo. Após os 30 anos os níveis de testosterona reduzem em média 1% ao ano, o que é uma redução natural e fisiológica na produção do próprio hormônio. 

Se você tem mais de 30 anos, existem grandes chances que você tenha menos libido, fique menos excitado por conta desses níveis de testosterona que a cada ano acabam caindo. Leia o artigo com 7 Dicas para Aumentar sua Testosterona.

Então esses são os cinco sinais de baixos níveis de testosterona:

  •         Ausência de ereção ao acordar
  •         Excesso de gordura corporal
  •         Dificuldade de desenvolvimento muscular
  •         Baixa energia durante o dia
  •         Baixa libido

Você percebeu que esses sinais estão relacionados à masculinidade, mas também estão relacionados à autoconfiança, e a qualidade de vida?

testosterona

Se você quer ter mais energia, melhorar a sua capacidade de raciocínio, perder gordura corporal, ganhar massa muscular, dormir melhor e aumentar a sua libido, eu te convido a conhecer o nosso curso completo: Fórmula do Homem Super Saudável.

O Fórmula do Homem Super Saudável é o único curso criado exclusivamente para homens, que te ajuda a recuperar sua energia e vitalidade que você tinha aos 20 anos, mesmo que você não saiba nada sobre saúde.

A ideia principal é entregar um material simples e prático, de forma que você entenda com toda clareza possível informações sobre a sua saúde, mesmo sem nunca ter estudado nada dessa área.

No curso, você vai aprender e aplicar:

A Verdade sobre a Alimentação: quais os alimentos certos que você deve consumir para melhorar sua saúde (e que são mais baratos do que os “falsos saudáveis” mais anunciados nas mídias).

TESTOSTERONA: tudo que você precisa saber sobre esse hormônio para ter uma sensação de bem estar, maior capacidade de raciocínio e memória, e ainda diminuir os riscos de desenvolver diversas doenças.

O Poder do Sono: dicas práticas de como manter uma rotina saudável visando otimizar a produção do hormônio melatonina, para dormir melhor e acordar totalmente descansado no dia seguinte.

Exercícios que Funcionam: você não precisa ficar horas na academia para perder peso ou ganhar massa muscular (na verdade você pode ficar esse tempo na academia e mesmo assim não ver resultados). Você vai aprender um tipo específico de exercício que não te tomará mais do que 10 minutos ao dia e você tem a liberdade de fazer em casa, sem precisar de qualquer equipamento. E que irá te ajudar a emagrecer, pois você estará queimando gordura até 48h após finalizar o treino!

Controlando o Estresse: O estresse causa uma série de desequilíbrios no nosso organismo, causando inclusive uma diminuição na produção de testosterona.

Com as técnicas certas você saberá como lidar com estresse, e assim usá-las no seu dia a dia para melhorar a sua qualidade de vida.

E muito, muito mais…

Clique aqui para saber mais sobre o curso Fórmula do Homem Super Saudável

E aí, gostou do artigo? Deixe aqui seu comentário!

Sobre o autor | Website

Dr. Vitor Azzini é formado pela Faculdade de Medicina do Estado do Rio de Janeiro, especializado em Nutrologia, e pós graduado em Nutriendocrinologia Funcional e Membro da American Academy of Anti Aging Medicine.