Saúde Física Dr Vitor Azzini

3 Suplementos para Controlar o Estresse

Hoje falaremos sobre um tema muito interessante sobre 3 Suplementos para Controlar o Estresse. O controle do estresse é abordado profundamente em nosso curso, e indicamos também a técnica de meditação, mas hoje, falaremos sobre alguns suplementos.

Em nosso Curso sobre saúde masculina, chamado Fórmula do Homem Super Saudável  falamos também sobre: sono, controle do estresse, exercício físico e alimentação.

3 Suplementos para Controlar o Estresse

Em nosso curso é mais completo e lá indicamos diversos suplementos que você pode utilizar para controlar o seu estresse e vai ajudar você lidar com o excesso de cortisol que você libera durante o dia.

O cortisol é um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais, que estão localizadas acima dos rins. E ele auxilia o organismo a controlar o estresse e contribui para o funcionamento do sistema imunológico.

Vamos compartilhar com você sobre os Suplementos para Controlar o Estresse que nós gostamos e indicamos para nossos alunos e também em nosso consultório.

O principal suplemento é o MAGNÉSIO

Ele é um mineral que é o quarto mais abundante nosso corpo e está presente principalmente nos ossos e na musculatura, seja a musculatura do coração, do intestino, e do cérebro.

O magnésio é um mineral que relaxa os músculos do seu corpo, então se você está muito ansioso, muito tenso, o magnésio relaxa a musculatura, a mentalidade, e seu intestino.

3 Suplementos para Controlar o Estresse

Ele também está presente em mais de 300 reações químicas em seu corpo.

O magnésio pode ser encontrado no sal do mar, nas plantas, na clorofila. E é importante que você utilize o sal integral e não o sal refinado. Essas informações sobre alimentação são especificadas em nosso Curso Fórmula do Homem Super Saudável.

Hoje em dia, nós ingerimos pouco magnésio, pois ele quase não é encontrado no solo, nós ingerimos também poucos alimentos verdes, e utilizamos sal refinado, que não é saudável para nossa saúde.

Por isso há tanta deficiência magnética. Nos Estados Unidos é indicado que a pessoa ingira 400 miligramas de magnésio por dia e muitos pacientes usam mais que isso. Usam o dobro dessa dose.

E eles consideram que mais de 70% da população americana é deficiente magnésio, imagina no Brasil, pois é muito difícil você medir o magnésio presente no sangue, porque ele está presente principalmente dentro da célula.

Muitos pacientes chegam em nosso consultório perguntando como está o nível de magnésio e eles ficam felizes quando no exame aparenta estar alto, mas nós temos que indicar mais magnésio e o paciente não compreende…

Nem todo o valor de referência do exame de sangue, está bom ou dentro do padrão, mesmo com um nível elevado.

Algumas pessoas precisam de mais magnésio, e outras pessoas precisam de menos.

Existem várias formas de suplementar, tem citrato de magnésio, tem o cloreto de magnésio, tem uma forma associada a um aminoácido, tem a forma quelada, que é o magnésio glicina, magnésio dimalato.

Cada uma dessas fórmulas vai trabalhar especificamente no cérebro, no coração, ou na musculatura para ganhar massa muscular. Há diversas formas, diversas fórmulas, e diversos usos. Mas ele é fundamental, ele relaxa e controla o estresse também.

Então se você quer relaxar, use o magnésio principalmente no período noturno. Ele vai ajudar você a ter um sono de melhor qualidade.

O segundo suplemento é a Ashwagandha

É o suplemento utilizado por milhares de anos pela medicina Ayurveda e é muito utilizado hoje em dia. Vários artigos estão correndo na medicina moderna sobre os benefícios da ashwagandha.

Ela foi trazida da medicina antiga, mas está sendo utilizada atualmente, e é uma planta que encontrada muito frequentemente em lugares secos da Índia.

É chamado também de ginseng indiano e tem vários benefícios não só para o relaxamento, mas ela diminui a pressão arterial, e diminui pressão sanguínea.

Ela é uma erva adaptógena, ajuda o seu organismo se adaptar a situações estressantes, como por exemplo, o estresse crônico, liberando sempre alta quantidade de cortisol e adrenalina no seu organismo, a ashwagandha vai ajudar a diminuir o efeito negativo desse estresse no seu corpo é por isso que ela é considerada uma erva adaptógena.

ADAPTÓGENO: termo médico, significa quando uma função é adaptada no organismo.

Exemplo: o Cortisol é o hormônio do estresse, se você possui um numero muito elevado de cortisol, quando você utiliza um adaptógeno, ele se adapta e baixa os níveis de cortisol em seu corpo, mas se você está em uma condição muito baixa de energia, não tem ânimo pra nada, ou seja: seu nível de estresse é zero, e você precisa de cortisol para levantar da cama. Então o adaptógeno pode também elevar os níveis de cortisol em seu corpo, dependendo de sua necessidade.

O adaptógeno aumenta a secreção de serotonina, o neurotransmissor está ligado a sensação de relaxamento e prazer, então aumentando esse neurotransmissor a pessoa fica mais tranquila, mais relaxada.

3 Suplementos para Controlar o Estresse

Muitas pessoas com deficiência de serotonina desenvolvem ansiedade e depressão. Serotonina relaxa a pessoa, melhora a qualidade do sono também.

O outro neurotransmissor que ela influencia diretamente a secreção do Gaba, que é um neurotransmissor inibitório. Ele baixa a sua capacidade de pensar, diminui a atividade cerebral corporal, para dormir bem e com qualidade, relaxando e tendo uma boa noite de sono.

 O terceiro suplemento é a L-teanina

Encontrada basicamente na camellia sinensis que é uma erva do chá verde, encontrada também no chá preto e no chá branco. Mas o chá verde é onde melhor ter um equilíbrio entre teanina e a cafeína, mas a teanina é um aminoácido do grupo que ajuda no relaxamento muscular e cerebral.

A teanina é encontrada no chá verde só que em pouca quantidade, então bebendo chá verde você não consegue ingerir a quantidade suficiente. É importante você suplementar.

As doses variam entre 50 a 200 miligramas de L-teanina e deve ser usado principalmente antes de dormir, porque ela acalma.

Estudos mostram que teanina aumenta a frequência da nossa onda cerebral chamada onda alfa, a onda alfa é específica quando estamos no sono REM. É o momento em que nosso olho está mexendo de forma bem rápida e sonhamos muito.

A nossa capacidade de estar alerta e focada é muito grande, estamos sonhando, mas sempre alerta e quase acordados em um estado que não é um sono profundo pois estamos sempre alertas.

A teanina melhora a capacidade dessa onda alfa e principalmente no sono REM.

3 Suplementos para Controlar o Estresse

Se você tomar de manhã a teanina junto à cafeína ela tem um efeito sinérgico.

Então o chá verde tem cafeína e teanina, ele aumenta o seu foco, e a sua capacidade de reagir a estas situações estressantes. Você tem foco naquela situação, naquela atividade e a cafeína te deixa focado, concentrado. E a teanina te dá energia, ajuda a prevenir a doença de Alzheimer, melhora a capacidade cognitiva, e a memória.

O estresse, a diminuição do Cortisol em seu corpo provocam também a baixa produção de TESTOSTERONA.

Os cinco sinais de baixos níveis de testosterona são:

  •        Ausência de ereção ao acordar
  •        Excesso de gordura corporal
  •        Dificuldade de desenvolvimento muscular
  •        Baixa energia durante o dia
  •        Baixa libido

Você percebeu que esses sinais estão relacionados à masculinidade, mas também estão relacionados à autoconfiança, e a qualidade de vida?

Se você quer ter mais energia, melhorar a sua capacidade de raciocínio, perder gordura corporal, ganhar massa muscular, dormir melhor e aumentar a sua libido, eu te convido a conhecer o nosso curso completo: Fórmula do Homem Super Saudável.

Fórmula do Homem Super Saudável é o único curso criado exclusivamente para homens, que te permite recuperar sua energia e vitalidade que você tinha aos 20 anos, mesmo que você não saiba nada sobre saúde.

A ideia principal é entregar um material simples e prático, de forma que você entenda com toda clareza possível informações sobre a sua saúde, mesmo sem nunca ter estudado nada dessa área.

No curso, você vai aprender e aplicar:

A Verdade sobre a Alimentação: quais os alimentos certos que você deve consumir para melhorar sua saúde (e que são mais baratos do que os “falsos saudáveis” mais anunciados nas mídias).

TESTOSTERONA: tudo que você precisa saber sobre esse hormônio para ter uma sensação de bem estar, maior capacidade de raciocínio e memória, e ainda diminuir os riscos de desenvolver diversas doenças.

O Poder do Sono: dicas práticas de como manter uma rotina saudável visando otimizar a produção do hormônio melatonina, para dormir melhor e acordar totalmente descansado no dia seguinte.

Exercícios que Funcionam: você não precisa ficar horas na academia para perder peso ou ganhar massa muscular (na verdade você pode ficar esse tempo na academia e mesmo assim não ver resultados). Você vai aprender um tipo específico de exercício que não te tomará mais do que 10 minutos ao dia e você tem a liberdade de fazer em casa, sem precisar de qualquer equipamento. E que irá te ajudar a emagrecer, pois você estará queimando gordura até 48h após finalizar o treino!

Controlando o Estresse: O estresse causa uma série de desequilíbrios no nosso organismo, causando inclusive uma diminuição na produção de testosterona.

Com as técnicas certas você saberá como lidar com estresse, e assim usá-las no seu dia a dia para melhorar a sua qualidade de vida.

E muito, muito mais…

Clique aqui para saber mais sobre o curso Fórmula do Homem Super Saudável

Suplementos controlar estresse

E aí, gostou do artigo? Deixe aqui seu comentário!

Sobre o autor | Website

Dr. Vitor Azzini é formado pela Faculdade de Medicina do Estado do Rio de Janeiro, especializado em Nutrologia, e pós graduado em Nutriendocrinologia Funcional e Membro da American Academy of Anti Aging Medicine.